A roupa adequada para cada prática esportiva
A gente sabe que a prática de exercícios físicos deve estar incorporada durante todo o ano, porém, com a chegada do verão, a vontade de ir para a academia ou de fazer atividades ao ar livre se torna mais comum.
Para que isso se torne ainda mais agradável, é preciso dar atenção às roupas que vamos usar para essas práticas. Hoje, a intenção não é falar de moda, e sim de conforto, segurança, praticidade durante a sua prática esportiva, seja ela qual for.
Primeiramente, vale lembrar que com a chegada do calor, as roupas mais claras são as que mais devem ter destaque, afinal atraem menos o calor. Outro detalhe importante é dar valor àquelas peças leves, onde a pele tem mais facilidade para transpirar. Além disso, deve ser dada atenção para a flexibilidade dos tecidos, para que assim, a execução dos movimentos tenham um melhor aproveitamento, sem tornar desconfortável.
Em segundo lugar, vamos observar que a escolha das peças dependem muito do gosto de cada um. E, como registramos em um outro artigo aqui do blog, “Da Academia para a Rua”, o que importa é se sentir bem com o que você está vestindo, isso faz com que tudo flua perfeitamente, sua vontade, sua saúde e claro, a autoestima.
Então, como o assunto hoje é a roupa adequada para cada prática esportiva, vamos começar pela corrida e pela academia. Para os homens, o mais indicado é uma bermuda, camiseta ou regata, para deixar o corpo mais leve. Já, as mulheres, devem ter mais atenção, afinal, além de utilizar shorts, leggings, regatas também de tecidos leves, elas devem usar tops, que dão sustentação aos seios.
Falando agora dos esportes de quadra, em específico do futebol, é imprescindível uma boa chuteira e caneleira, que evita lesões frequentes no tornozelo. O meião também está na lista, além de darem segurança para a caneleira, protegem a perna de irritações da grama e também ajudam no amortecimento dos impactos. E claro, uma camiseta bem levinha, de preferência confeccionadas com tecidos dry-fit.
Quando o assunto é natação, parece fácil, mas não é bem assim não. Para as mulheres, são três as peças essenciais para a prática, são elas: uma peça única de lycra, touca e óculos. Para os homens nada de utilizar calções largos, como os de ir para a praia, o mais adequado são os calções slip, ou com perna completa e ajustados.
Enfim, é importante lembrar que estamos sempre falando das roupas adequadas mas, você sabe quais os prejuízos que uma roupa inadequada pode causar durante, ou até mesmo depois da atividade física? Então, peças muito apertadas e que não deixam o corpo respirar, por exemplo, podem causar irritações na pele e desconfortos. Nada pior que ter que ficar desenrolando o cós da calça ou da bermuda, ou ainda, puxando uma blusa muito justa pra baixo, por exemplo.
Outro prejuízo que uma roupa inadequada pode causar é o acúmulo de suor, que acaba por aumentar a proliferação de bactérias e fungos, o que causa doenças de pele como infecções e micoses. Por isso também da importância da roupa leve e flexível.
Texto: Giordana Grigol – Jornalista