Como usar o uniforme de trabalho com elegância
Muita gente torce o nariz para uso do uniforme no trabalho. Porém, ele tem dezenas de vantagens para uma empresa e também para quem usa. Além de fortalecer uma marca, mostrar profissionalismo e seriedade, evita que os colaboradores usem roupas completamente inadequadas para a função. As dicas você vê agora.
É fato! O uniforme padroniza o visual, assim os problemas como o uso de roupa decotada ou curta demais, por exemplo, são extintos. Mas o uso do uniforme exige uma série de cuidados. Confira:
Se a empresa estabelece o uso do uniforme é ela quem deve arcar com o custo dele, jamais o empregado.
A conservação do uniforme, no entanto, é de responsabilidade do colaborador. Nesse caso, como não há legislação específica sobre a questão, o ideal é criar uma política de uso por escrito. Isso vale inclusive para a lavagem da peça. Porém, se o dano foi involuntário é de bom tom a empresa bancar a reposição.
Para melhorar a aceitação do uniforme, envolva as pessoas que vão usar. Uma boa saída é levar para votação o modelo a ser adotado.
Como será usado todos os dias, o uniforme deve ter cores escuras, neutras e sem estampas, apenas com a logo da empresa.
Uma empresa formal deve optar por ternos ou tailleur ( blazer e saia), já se o negócio é mais informal, pode-se inovar um pouco mais como as companhias aéreas costumam fazer com as comissárias de bordo ( foto).
Os sapatos devem ser sempre fechados para garantir uma boa aparência independente do estado dos pés e unhas. Para mulheres o salto deve ser médio e grosso para garantir mais conforto.
Três unidades de cada peça são suficientes. Para as peças brancas (camisa ou jaleco, por exemplo), o ideal são quatro unidades.
O uso de acessórios deve ser previsto na política de uso do uniforme. De toda forma, as mulheres devem evitar brincos e colares grandes e fugir de pulseiras que fazem barulho para não atrapalhar os colegas.
É preciso pensar no biotipo em geral. Certos modelos não são adequados para mulheres mais gordinhas, por exemplo. Ah, também não se esqueça de uma opção para gestantes.
Por fim, o uniforme profissional não pode sofrer adaptações. Respeite a escolha do modelo e acostume-se com ele. Criar enfeites, bordados etc é desrespeitoso com a empresa.
Por fim, cuide do seu uniforme com o mesmo carinho que você tem pelo seu trabalho e você mostrará que é uma pessoa não só competente, mas que honra sua carreira e emprego.
Fonte: Elegantesempre.com.br